Saiba neste artigo os principais motivos para estabelecer KPIs em sua empresa para uma gestão melhor e acompanhamento dos avanços empresariais.
Introdução
Sabemos que com a vigência do mercado de trabalho cada vez mais concorrida e aperfeiçoada, no tocante ao atendimento ao consumidor e à alta performance logística, as empresas que investem em uma gestão inteligente saem a frente em seus ramos de atuação e possuem maior probabilidade de crescimento e sucesso.
Desse modo, os KPIs (Key Performance Indicators) são medidas quantitativas que integram a metodologia de gestão empresarial no intuito de traçar metas e definir parâmetros e objetivos a serem alcançados pelo corpo empresarial.
O que são KPIs?
Derivado do termo em inglês, o Indicador-chave de Performance é uma ótima ferramenta para o fornecimento de parâmetros do funcionamento, organização, lucros e das atividades realizadas por sua empresa. Dessa forma, com o estabelecimento dos KPIs dentro da gestão, fica mais fácil e mais concreto a visualização das medidas que estão sendo proveitosas para a realidade mercantil específica em que seu negócio está inserido.
De fato, pode ser um tanto quanto abstrato para quem não está inserido e familiarizado com o mundo administrativo de uma empresa as medidas que são necessárias para o sucesso de um ramo corporativo. Como em qualquer outra esfera da nossa vida, quando há metas visíveis e palpáveis, fica mais fácil o entendimento e a participação do conjunto empreendedor, auxiliando a parte diretora da empresa a ter uma visão estratégica do que está sendo útil e proveitoso, como também o que precisa ser alterado para a melhora dos índices.
Como funcionam?
O uso dos KPIs tem uma capacidade enorme para auxiliar e guiar o crescimento da empresa. No entanto, essa metodologia por si só não expressa o seu potencial no máximo, isso porque, para tal feito, são necessários um acompanhamento e um fornecimento de dados de modo integral e operativo A partir disso, haverá uma comparação das diferentes realidades inseridas em medidas e ações empregadas em tempos variados.
Somente dessa maneira, os resultados podem ser interpretados e as estratégias podem ser designadas para a gestão ser mais bem sucedida.
Diferença entre KPIs e Métricas
Para a diferença entre KPIs e Métricas ficar mais concreta, podemos citar um exemplo: em um website, se for analisado apenas o número bruto de acessos em um dia, esse dado pode ter pouco valor para uma análise de gestão empresarial. A análise de um dado puramente pelo viés quantitativo é considerada uma métrica.
Entretanto, caso esse dado vier acompanhado de outros parâmetros importantes para o crescimento corporativo, tais como o número de e-mails cadastrados, tempo de visita no site e compartilhamentos em redes sociais antes e depois de medidas administrativas serem tomadas, metas podem serem traçadas e os KPIs, de fato, são então estabelecidos. Isto é, a partir de um dado quantitativo, medidas qualitativas e operações administrativas podem ser adotadas.
Como implementar e acompanhar os KPIs?
Para ter um sistema gestacional com uma adoção eficiente dos KPIs que comportem e atendam as necessidades, é muito importante ter um apoio eficiente e capaz de organizar e interpretar os dados coletados ao longo do tempo.
Desse modo, para uma melhor implantação e uma análise mais consistente dos dados de evolução da sua empresa, é muito importante ter o apoio de um sistema de gestão que alavanque os lucros e te guie para uma melhor conduta dentro do seu negócio.
Para implementar os KPIs, é necessário ter de modo bem claro e definido quais dados a gestão quer avaliar, traçando metas que deverão ser alcançadas e escolher quais KPIs estão alinhados com os dados desejados.
Após isso, deve-se definir o grupo responsável por cada KPI, que irão coletar as informações dos últimos meses/anos acerca desse dado. A última etapa consiste no monitoramento dos novos dados e a verificação da evolução ou do regresso da empresa nesse quesito, para que haja o correto direcionamento da gestão.
Conheça 04 KPIs que o seu negócio deve acompanhar
De forma geral, os especialistas da área definem alguns KPIs que são essenciais para a evolução e o crescimento das empresas. Portanto, para exemplificar melhor, trouxemos os quatros principais KPIs que promovem melhorias em todas as áreas de gestão:
1- Receita e Lucratividade
O lucro é um fator primordial e essencial para a atuação da empresa. Sendo assim, é fundamental ter de modo claro e preciso qual é o lucro da sua empresa a cada mês, além dos dados de faturamento.
O faturamento relaciona-se de forma direta com a atuação da empresa enquanto fornecedor de serviços, e é obtido através da soma da venda de produtos. Já o lucro relaciona-se com o ganho líquido da empresa em relação a sua atividade, fornecendo dados sobre o desempenho comercial.
2- ROI (Retorno sobre o Investimento)
O ROI (Return On Investiment) é um KPI muito conhecido e essencial para a empresa, tanto a curto e longo prazo. Esse KPI mensura se a empresa está lucrando ou perdendo com os investimentos realizados.
Com o ROI é possível ter dados sobre o retorno do valor investido principalmente na área do marketing. Assim, você consegue analisar em qual área de aplicação de capital teve mais retorno financeiro – produtos, campanhas, treinamentos ou anúncios.
3- ARPU (Receita Média por Usuário)
A ARPU reflete a receita média obtida por cada usuário. Assim, esse KPI funciona como uma ferramenta para indicar dados sobre a receita média que o cliente oferece em todas as suas compras. Para ter uma análise mais eficiente, é necessário saber quantos consumidores existem e a quantidade de receita que geram.
É importante lembrar que o ideal é que o valor do seu ARPU seja maior em comparação com os custos de aquisição de clientes. Somente desse modo sua empresa estará lucrando com as receitas.
4- Custo de aquisição de cliente (CAC)
O CAC é responsável por mensurar os investimentos na aquisição de novos clientes e sua permanência por um determinado período de tempo. Com ele, é possível ter uma visão mais ampla do que está sendo útil e o que precisa ser repensado nesse segmento.
Ter esse dado e poder acompanhá-lo ao longo do tempo é fundamental para traçar metas e novas estratégias. Dessa forma, será possível atrair novos clientes e manter, por mais tempo, os clientes antigos. Contudo, deve-se lembrar que a saúde da relação empresa-cliente é essencial para a evolução da corporação.
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