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Importância dos Marketplaces para os negócios atualmente

Marketplaces estão cada vez mais populares no mercado digital e por isso são importantes para negócios que querem se destacar. Saiba mais sobre neste texto! 

Introdução 

Marketplaces estão cada vez mais ganhando força e espaço na internet e no mercado online. Além disso, a presença digital é muito importante para os negócios atuais. Empresas que querem permanecer ativas e superar a concorrência precisam estar mais e mais presentes online no mundo digital, e isso pode ser feito com o auxílio dos marketplaces. 

Pensando nisso, neste texto falaremos sobre o que são os marketplaces, como eles funcionam e dicas para você entrar com seu negócio nesse meio. Confira!

O que são marketplaces?

A palavra marketplace pode ser traduzida como um mercado ou um lugar de vendas, mas ele é muito mais do que isso. O termo trata de um espaço livre onde compradores e vendedores podem realizar negociações. Desse modo, a ideia do marketplace funciona como um shopping virtual

Nesse sentido, o marketplace é um tipo de plataforma de e-commerce que atua reunindo um conjunto de lojistas dentro do mesmo local de vendas. A plataforma pode funcionar por meio de um site da web ou um aplicativo mobile, isto é, como um shopping virtual no qual os usuários podem pesquisar e comprar produtos de lojas diferentes em um só lugar

É comum que empresários e vendedores criem uma loja em marketplaces buscando aumentar as vendas, já que por meio dessas plataformas é possível ampliar o público de potenciais clientes. Em troca desse espaço para vendas, os servidores das plataformas costumam cobrar valores de taxas e comissões sobre as vendas.

Como funcionam os marketplaces?

Os marketplaces funcionam como uma vitrine online em um site ou plataforma nos quais as empresas e marcas conseguem divulgar e vender seus produtos, isto é, como na vitrine de um shopping. 

Esses portais oferecem, de forma virtual, toda a estrutura necessária para receber os compradores, atuando desde a exposição dos produtos ao cadastro dos mesmos com fotos e descrições. Além disso, os diferentes meios de pagamento e variadas logísticas de entrega também são pontos que os marketplaces levam em conta. 

Sendo assim, esses fatores devem ser avaliados por você na hora de escolher o marketplace em que irá atuar. Ademais, o marketplace também é responsável por toda a parte eletrônica das operações de venda, e cabe a uma boa plataforma passar credibilidade ao cliente durante o processo até o pagamento. É responsabilidade do marketplace atrair o público para o site, o que se difere de um e-commerce particular. 

Ao mesmo tempo, é papel do lojista estar preparado para receber esses futuros compradores. É de responsabilidade dele garantir riqueza de informações e atenção, desde a compra até a chegada do produto na casa do consumidor. 

Na relação entre marketplace e vendedor, é função do último verificar a disponibilidade dos produtos anunciados no estoque e cuidar para que as informações expostas na vitrine do marketplace não estejam desatualizadas. 

Exemplos de marketplaces

Veja a seguir alguns exemplos de sites conhecidos que são marketplaces:

  • Americanas;
  • Netshoes;
  • Buscapé;
  • Amazon;
  • Mercado Livre;
  • OLX;
  • Magazine Luiza.

Como iniciar nos marketplaces

Ao longo deste artigo você já entendeu o que são os marketplaces e como eles funcionam, conheça agora 04 passos para você iniciar sua empresa nesse meio: 

1. Defina o nicho do mercado em que irá atuar  

Você, lojista, provavelmente já tem um segmento de mercado definido a ser explorado. O importante, quando se deseja entrar em um marketplace, é não perder esse nicho de vista. É importantíssimo pensar, conforme o seu segmento de atuação, qual será a sua estratégia de vendas.

Com isso em mente, é possível avaliar as opções e descobrir como se posicionar dentro do marketplace e em qual deles atuar ou não.    

2. Pesquise as plataformas e descubra qual é a melhor para você

Antes de entrar para o mundo dos marketplaces e se inscrever para adotar uma plataforma, é fundamental que você conheça o funcionamento dela e das outras. Ou seja, é preciso saber em detalhes quais os procedimentos, condições e possibilidades oferecidas. 

Como você percebeu, existem diferentes plataformas e cada uma delas oferece condições diferenciadas não só quando se trata dos valores cobrados, mas do público atendido e o tipo de produto específico aos quais são voltadas. Nesse sentido, vale a pena pesquisar e avaliar todas as suas opções para tomar a decisão que te levará aos melhores negócios para seu empreendimento. 

3. Cadastre e integre produtos de maneira otimizada

Uma vez dentro da plataforma, é o momento de oferecer seus produtos. Para fazer isso, será preciso realizar os cadastros apresentando preços, imagens, condições de pagamento e outras informações sobre os produtos.

Sendo assim, é essencial nesse passo buscar formas de otimizar esse cadastro. Lembre-se de que um marketplace aloca diversas marcas e é preciso ganhar destaque diante da concorrência.

4. Utilize o apoio de um sistema de gestão

Para ganhar destaque e se desenvolver dentro de um marketplace, é muito importante contar com o apoio de um bom sistema de gestão. Com ferramentas como essas, é possível integrar os processos de gestão do seu negócio com um maior controle das vendas e dos produtos e estoque. Desse modo também é possível controlar a nota de fornecedores, lista de produtos vendidos e muito mais. 

Por isso, um sistema de gestão é essencial para alcançar bons resultados em marketplaces. 

Principais benefícios de se estar em um marketplace 

Agora você já sabe quais são os passos para colocar sua empresa nos marketplaces, mas por que será que você deveria estar em uma plataforma como essa? 

Listamos a seguir alguns dos benefícios de anunciar os produtos do seu negócio nesses ambientes online, confira:

  • Aumento das vendas;
  • Menos investimento em marketing;
  • Maior retenção;
  • Facilidade para começar a vender;
  • Maior alcance.

Nesse momento, você já sabe como se colocar em um marketplace e quais os benefícios de estar em um. Conheça a seguir um parceiro que pode te ajudar nessa missão!

O Objetiva Web é o parceiro perfeito para você vender nos marketplaces!

Estar presente nos marketplaces é cada vez mais importante no mundo das vendas digitais, e o Objetiva Web é um facilitador seguro que veio para ajudar a vida de gestores e empreendedores. 

Sendo assim, com o auxílio dele é possível contar com um sistema integrado que, dentre várias funcionalidades, ajuda a ter controle sobre as vendas, uma visão mais atenta sobre os produtos e o estoque e que também favorece a criação de relatórios mais otimizados. 

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