O futuro do seu negócio está no digital. Veja neste artigo como iniciar o seu próprio e-commerce!
Introdução
Com a intensificação do uso da web e das interações através das redes sociais, ter um negócio e não estar no digital, faz com que ele não exista e não seja visto pelos clientes. E é nesse momento que ter um e-commerce pode ser a melhor solução para você!
Para entendermos o quão importante é estar na internet, cerca de 70% da população faz uso de alguma rede social ou está presente de alguma forma. Por isso, é tão significativo o seu negócio ter uma presença digital e ser capaz de atender a essa demanda online e que cresce gradativamente.
Ter um canal digital de vendas é sempre esperado pelos consumidores. A praticidade de comprar ou contratar serviços, seja pelo celular ou computador, não é mais um diferencial e sim parte dos hábitos de consumo que a internet possibilita em escala global.
Para entender mais sobre o e-commerce e suas possibilidades, continue lendo o artigo!
No que consiste o e-commerce?
Também conhecido como comércio eletrônico, podemos definir de modo geral como um meio de transação online de compra e venda de produtos e serviços.
O e-commerce consiste na operação de quem está vendendo e quem irá comprar o produto ou serviço. Para isso, é utilizado uma determinada plataforma digital como meio, podendo ser pelas redes sociais, sites, marketplaces, aplicativos e outros meios.
A ideia do e-commerce é que o consumidor entre na plataforma, site ou rede social, verifique as opções de produtos e serviços disponibilizados. Em sequência, escolha, adicione no carrinho de compra e faça o pagamento de forma online.
Ou seja, é uma loja na qual o cliente não precisa sair de casa ou ir até um lugar físico para ter aquilo que precisa, e essa facilidade torna o e-commerce tão atrativo.
Obviamente, ter um e-commerce ou iniciar do zero o seu próprio não é tão simples assim, é preciso saber estruturar bem e entender as necessidades do seu público-alvo, e que o marketing é o seu melhor aliado, assim como ter um bom sistema de gestão. Esses são pontos fundamentais para fazer o seu e-commerce ter sucesso.
Por que o meu negócio precisa de um e-commerce?
Por que quem não é visto, não é lembrado!
Em meio às tantas opções e possibilidades, não ter seu negócio online, basicamente faz com que as pessoas não pensem ou não escolham o seu comércio como a primeira opção de compra.
Segundo o MCC-NET – Câmera Brasileira de Comércio Eletrônico, entre janeiro e março de 2022 houve penetração dos consumidores no e-commerce de 17,50%, sendo que só em março o comércio eletrônico teve um faturamento de quase 25%.
Dados como esses devem ser levados em consideração ao questionar porque iniciar um e-commerce para o seu negócio.
Além disso, quando trata-se de se manter competitivo e ampliar o seu empreendimento, ter um negócio digital faz seu negócio impulsionar vendas e atrair mais clientes.
Principais vantagens de ter um e-commerce
Ainda tem dúvidas do porquê ter um e-commerce?! Aqui vão algumas das vantagens de iniciar um e-commerce para o seu negócio!
1. 24 horas, 7 dias por semana
A primeira vantagem de ter um comércio eletrônico é o horário de funcionamento, isso porque você não precisa ter um horário fixo para fechar, por qualquer motivo. O fato dele ser online significa ter vendas a qualquer horário do dia e da semana, sem perder nenhum cliente e venda.
2. Maior alcance de consumidores
Se o seu negócio está online isso dá a vantagem de atrair clientes de qualquer lugar, isto é, o alcance da sua marca será muito maior do que se ela não tivesse uma presença digital. Não trata-se apenas de grandes empresas, pequenas empresas também podem conseguir uma boa posição no mercado de atuação a começar por estabelecer um bom posicionamento no lugar em que foi criada.
3. Facilidade e praticidade
Quando falamos de e-commerce, estamos falando de duas coisas muito importantes para os clientes: a facilidade e praticidade. Isso significa que os consumidores desse tipo de comércio querem ter a facilidade de comprar o que precisam sem sair de casa e a qualquer hora do dia; e a praticidade de receber em casa ou no trabalho.
Ou seja, não importa onde estiver, o cliente poderá fazer sua compra com facilidade e da forma mais prática possível.
4. Cliente
O foco é atender o cliente da melhor forma, e cada vez mais o e-commerce utiliza-se do user experience para aumentar a experiência do consumidor e fazer com que ele não sinta diferença entre comprar pelo site ou ir até a loja física.
Isso porque ao entrar no site ou na rede social, o cliente deixa ‘’pegadas’’ sobre quais são seus gostos e interesses. A partir desses dados, o seu negócio pode entender melhor as necessidades dos consumidores e planejar-se para atendê-las, criando uma experiência única.
5. Maior controle
Quando trata-se do comércio eletrônico, umas das maiores vantagens que se pode ter é o controle sobre o seu negócio. Independente da plataforma, é possível gerenciar todo o funcionamento do e-commerce, ter acesso a diversos relatórios como vendas, visitas, faturamento e etc, tudo organizado em um único lugar.
Ter conhecimento desses dados te permite entender quem são seus leads, o que buscam, o que está sendo equivocado na comunicação, quais campanhas de marketing funcionaram melhor, dentre outras coisas que te ajudarão a melhorar o seu negócio.
Como iniciar o seu próprio e-commerce
Agora que você sabe quais são as principais vantagens de ter um e-commerce, antes de iniciá-lo é preciso ter uma boa plataforma ou site. Aqui vão três dicas primordiais, anote aí:
1. Nicho de mercado e público
Defina qual o seu nicho de mercado e o seu público-alvo. Parece algo simples ou óbvio de dizer, mas muitos erros podem ser evitados quando se tem definido o mercado de atuação e o público-alvo. Dessa forma, é possível ter uma noção das necessidades e o que a sua empresa pode ou não oferecer.
2. Lei
Sim, existe lei na internet!
É importantíssimo que o seu e-commerce esteja respeitando as leis relacionadas ao comércio eletrônico, neste caso existe três delas que você precisa conhecer:
- Lei do e-commerce – Decreto n° 7.962/13: é a lei principal que rege tudo referente ao e-commerce no Brasil;
- Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD): dispõe sobre dados pessoais nos meios digitais e quais são os direitos do consumidor e os deveres das empresas;
- Código de Defesa do Consumidor (CDC): estabelece quais os direitos do consumidor.
3. Gestão
E quando estamos falando de gestão, estamos falando sobre o gerenciamento de tudo o que envolve o e-commerce, desde o estoque até a integração com os canais de vendas.
É importante ter um software de gerenciamento, pois nem sempre isso é possível apenas pela plataforma do site.
O software também ajuda a evitar erros, como a venda de um produto que não tem mais no estoque. Informar ao cliente a quantidade de produtos no estoque, por exemplo, pode ser o diferencial entre o cliente voltar a comprar no seu e-commerce ou fazer uma reclamação.
Além disso, ter um sistema de gestão garante um controle maior, principalmente sobre a parte financeira do seu e-commerce. E isso de forma muito mais rápida e simples.
Mas qual ERP escolher?!
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