Blog

É possível fazer um controle de estoque eficiente sem um Software de Gestão?

Introdução

Realizar um controle de estoque eficiente é fundamental para a funcionalidade da sua empresa. Quando feita de maneira correta, essa gestão de estoque permite que os riscos sejam minimizados, evitando a perda de produtos, falta de abastecimentos e furos de estoque. E tudo isso pode gerar insatisfação para o cliente e prejudicar a reputação de sua marca.

O setor de estoque merece especial atenção do gestor empresarial, pois trata-se de uma parte vital para o dinamismo do fluxo de vendas.

Aprimorar e automatizar sua gestão de estoque pode ser um fator decisivo para o sucesso da sua empresa. Por essa razão, separamos algumas dicas incríveis de como fazer um controle de estoque eficiente, venha conferir!

A importância de fazer um gerenciamento para o controle de estoque

Quando não é realizado de forma eficiente, o controle do estoque pode gerar muita dor de cabeça para o gestor. Ninguém quer ter prejuízo ao ver sua mercadoria perecer, como também não quer perder vendas por falta de produtos ou atrasos de fornecedores. Afinal, depósito cheio implica em investimento parado, e depósito vazio gera insatisfação e dúvida por parte do cliente.

Para evitar esse tipo de problema, é de extrema importância conseguir entender o seu catálogo de produtos, bem como o giro de estoque. Sabemos que alguns produtos saem mais que outros exigindo assim maior frequência de pedidos os fornecedores, outros já são sazonais exigindo demanda apenas em determinada época do ano, e outros por terem menos procura podem ser solicitados aos fornecedores com uma frequência menor.

E quem pensa que gerenciar um estoque está limitado a verificar a entrada e saída de produtos, está muito enganado. Neste trabalho, também são organizadas a disposição dos itens para melhorar a manutenção e controle de validade, além de permitir ter uma ampla visão da mercadoria para melhorar as ações estratégicas da empresa.

Como fazer esse controle de estoque?

Aposto que você já entendeu a importância de uma boa gestão de estoque e agora está se perguntando como colocar em prática. Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para você incrementar no dia a dia da sua empresa e turbinar sua gestão de estoque, confira!

1.1 Efetue inventários

A principal dica que não pode faltar aqui é sobre a importância de se realizar inventários periodicamente. Pois, com esses dados sempre atualizados em mãos, você será capaz de conhecer seu catálogo de produtos mais a fundo, assim conseguirá evitar perdas e retrabalhos. Esses inventários também irão permitir que o gestor perceba qualquer desvio que ocorra, e possa analisar se tudo está nos padrões estabelecidos.

1.2 Observe bem seus produtos

É de extrema importância ter um controle rígido sobre seus produtos. Saber exatamente o que entrou e o que saiu, a frequência de venda e validade dos itens irá ajudar a manter o estoque sempre organizado e ativo, evitando que haja desvio ou furo no estoque.

1.3 Trabalhe com fornecedores de confiança

Todos conhecem a máxima do “o barato sai caro” não é mesmo? Ela se encaixa perfeitamente nessa dica! Ao se considerar somente os preços na hora de escolher um fornecedor, renunciamos a comparação de pontos importantes como a eficiência em cumprir prazos ou qualidade de produtos entregues, esses contrapontos do valor economizado na hora da compra podem gerar uma grande dor de cabeça no futuro!

Priorize fornecedores que cumpram com o prometido, podendo sempre entregar o produto solicitado, com a mesma qualidade e agilidade! 

1.4 Acompanhe de perto o giro de estoque

Sem dúvidas o giro de estoque acaba sendo um assunto bem sensível para qualquer gestor, a falta de coerência em dados pode gerar rupturas de estoque, comprometendo assim a parte financeira da empresa.

Acompanhar de perto o giro de estoque irá permitir identificar o produto mais vendido e o menos solicitado pelos clientes, também permite saber qual a periodicidade de reabastecimento do seu estoque.

Com o controle de giro sendo realizada de forma assertiva irá permitir uma melhor compra, realizar a programação de abastecimento e minimizar perdas de itens parados.

1.5 Adote um software de gestão

Ter um controle preciso e organizado do seu estoque pode requerer muito esforço, por isso o uso de um software de gestão pode facilitar o cotidiano da sua empresa.

Com o uso de um programa correto, o gestor conseguirá acompanhar as alterações em tempo real, restringir permissões, e ter sempre em mãos relatórios que podem sinalizar um déficit de mercadorias ou produtos parados, essas informações nas mãos de um gestor de confiança permitirão que novas medidas estratégicas sejam tomadas com mais rapidez, minimizando os riscos e perdas que sua empresa pode sofrer.

Além dessas, existem outras várias vantagens em usar um software de gestão para controlar o estoque, como, por exemplo:

Conclusão

Fazer um controle de estoque sem um software de gestão é possível, entretanto, por qual motivo gastar tempo e esforço com o controle manual, se existe uma ferramenta simples, completa e acessível que faz esse trabalho por você?

Um software de qualidade e reconhecido no mercado tecnológico pode ajudar muito no dia a dia da sua empresa oferecendo um controle mais eficiente, uma entrega e análise de relatórios mais precisas. Pensando em como tornar a gestão de estoque mais eficiente, a Objetiva Soluções traz para sua empresa uma inovação exclusiva e personalizada para que você seja capaz de realizar a gestão de estoque com muito mais eficiência e qualidade.

Clique no botão abaixo e agende a sua demonstração gratuita!

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Siga-nos nas redes sociais

E-book gratuito

Posts recentes