Blog

Certificado Digital: Objetiva Soluções agora é um Agente de Registro

Certificado Digital: Objetiva Soluções agora é um Agente de Registro

7/2/2017

Além da comercialização a Objetiva também vai fazer o serviço de instalação do Certificado Digital nos clientes

A partir de julho a Objetiva Soluções passa ser um Agente de Registro vinculada a uma Autoridade Certificadora. Na prática Isso significa que a empresa passa a comercializar o Certificado Digital para o mercado capixaba e nacional.

Além de mais confiável, seguro contra fraudes e menos burocrático, o Certificado também é uma necessidade na hora da emissão das NF-e e NFC-e. “Nossos clientes terão mais comodidade e agilidade na aquisição desse produto. Vamos acompanhar o vencimento do certificado de cada cliente para que a renovação não fique para última hora”, garante o gestor da Objetiva Soluções, Arilson Prando.

Outra novidade é a instalação. Além da comercialização a Objetiva também vai fazer o serviço de instalação do Certificado Digital nos clientes. Normalmente quem vende não instala o produto, gerando um certo desconforto e perda de tempo por parte de quem compra.

Pensando na comodidade dos clientes, que não precisarão sair da empresa, e na segurança dos documentos pessoais, da empresa e dos proprietários (como contrato social), para que não corram risco de extravio, a Objetiva vai fazer a emissão do certificado na loja, ou no escritório de contabilidade do cliente.

Certificado Digital: O que é, e quem precisa,

Certificado Digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica, que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

As principais atividades seguradas por Certificado Digital são:

· Assinatura e envio documentos pela internet;
· Realização de transações bancárias;
· Envio de declarações da sua empresa;
· Assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;
· Realização de transações bancárias;
· Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;
· Desburocratização de processos uma vez que dispensa reconhecimento de firmas;
· Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet;

Toda e qualquer pessoa, física ou jurídica, que deseja pode ter o Certificado Digital. Porém, para as empresas que emitem nota fiscal eletrônica, assim como para todas inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a fazer uso do Certificado Digital.

Tipos de Certificados

e-CNPJ: Funciona como um CNPJ virtual e serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias

e-CPF: Funciona como um CPF virtual utilizado para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que exijam uma assinatura digital.